Créditos

WEB DESIGN LCPA Creative Agencies

WEB DEVELOP ADJ 3 Sistemas

Menu

‘The sardine photo experience’ – Capítulo V

Quinta, Agosto 9, 2018 - 18:30 a Segunda, Dezembro 31, 2018 - 18:30

A Tertúlia Algarvia recebe, ao longo de 2018, o ciclo de exposições ‘The sardine photo experience’, que têm a sardinha como objeto de atenção e que abordam temas como a pesca da sardinha no Algarve, a indústria conserveira, as sardinhadas e as procissões marítimas dos pescadores.

Cada tema específico é fotografado autonomamente por diversos fotógrafos, tendo em vista obter distintos olhares sobre o mesmo assunto.

O capítulo V deste ciclo intitula-se ‘Imagens da pesca da sardinha ao largo de Portimão, em tempos que já lá vão’, da autoria de Júlio Bernardo.  

‘The sardine photo experience’ é um projeto documental e coletivo, promovido pelos Encontros de Fotografia de Lagoa (ENFOLA) e coordenado por Nuno de Santos Loureiro.

Mais informações sobre ‘The sardine photo experience’: aqui

Mais informações sobre os ENFOLA: aqui

 

Sobre Júlio Bernardo

Júlio Bernardo nasceu em Ferragudo, em 1916, e morreu em 2013. Foi fotógrafo, cineasta, escultor e pintor. Mas, como escreveu José Gameiro, diretor científico do Museu de Portimão, no livro ‘Faina Marítima’ recentemente editado pelos Encontros de Fotografia de Lagoa, «é sobretudo como fotógrafo que Júlio Bernardo melhor sintetiza e comunica a expressão da sua multifacetada sensibilidade artística e do singular realismo do seu olhar».

Uma parte muito apreciável do espólio fotográfico de Júlio Bernardo está no Museu de Portimão. Foi de lá que saiu esta pequena seleção que se mostra na Tertúlia Algarvia. São imagens que mostram um pouco de duas das facetas de Júlio Bernardo como fotógrafo: imagens documentais de cariz mais imediato, a par de imagens que expressam o apurado sentido estético, quase abstrato, do olhar pessoal de um artista invulgar.