Menu

Ciclo de exposições ‘The sardine photo experience’

De Jueves, Enero 25, 2018 - 18:30 hasta Jueves, Marzo 8, 2018 - 00:00

A Tertúlia Algarvia vai receber, ao longo de 2018, o ciclo de exposições ‘The sardine photo experience’, que têm a sardinha como objeto de atenção e que abordam temas específicos: a pesca da sardinha no Algarve, a indústria conserveira, as sardinhadas e as procissões marítimas dos pescadores.

Cada tema específico é fotografado autonomamente por diversos fotógrafos, tendo em vista obter distintos olhares sobre o mesmo assunto.

O capítulo I deste ciclo decorre de 25 de janeiro a 08 de março. Intitula-se ‘A procissão em honra de Nossa Senhora dos Navegantes, na Culatra’ e apresenta fotos captadas por Vítor Pina.

‘The sardine photo experience’ é um projeto documental e coletivo, promovido pelos Encontros de Fotografia de Lagoa (ENFOLA) e coordenado por Nuno de Santos Loureiro.

  • Mais informações sobre ‘The sardine photo experience’: aqui
  • Mais informações sobre os ENFOLA: aqui

Sobre Vítor Pina

Vítor Pina nasce em Lisboa a 8 de Outubro de 1975. Ainda criança vem viver para Portimão com os pais. Mais tarde, instala-se em Faro, onde frequenta a licenciatura e o mestrado em Arquitetura Paisagista, na Universidade do Algarve. Atualmente, é fotógrafo profissional e arquiteto paisagista.

Começa a dedicar-se à fotografia em 2008, explorando diversas temáticas, entre as quais a da fotografia de paisagem, mas rapidamente ganha um gosto especial pela fotografia de rua. Os registos a preto e branco tornaram-se, então, fundamentais na sua linguagem de autor.

Vítor Pina participa em diversos concursos, tendo sido vencedor da oitava edição do Prémio Reflex ‘Talento. Todos Contam’, promovido pela Associação CAIS e pelo Novo Banco, em 2014/15. A sua foto foi capa da edição da Revista Cais, em Outubro desse ano.

A série fotográfica ‘Chinchorro’, sobre a pesca artesanal na Meia-Praia, Lagos, dá-lhe a oportunidade de realizar uma exposição itinerante em 2015.

Nesse mesmo ano, Vítor Pina é convidado pelos Encontros de Fotografia de Lagoa (ENFOLA) para participar no ‘Algarve Photo Fair’, acabando por vencer o concurso de fotografia ‘Terra Algarvia’.

Ainda em 2015, recebe uma menção honrosa no concurso internacional de fotografia ‘Urban Photographer Of The Year’, vendo a sua foto selecionada para o livro do evento.

Com o projeto ‘Algarvios’, com curadoria de Nuno de Santos Loureiro, abre a 3.ª edição dos Encontros de Fotografia de Lagoa, com uma exposição semestral no Parque Municipal do Sítio das Fontes. Além de ter sido reconhecido pela comunicação socia, o projeto esteve em exposição no Algarve Design Meeting, em Faro, e na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.

Com a série fotográfica ‘A procissão em honra de Nossa Senhora dos Navegantes, na ilha da Culatra’, que se apresenta agora na Tertúlia Algarvia, é convidado a integrar a “The Sardine Photo Experience”.

Nestes últimos três anos, Vítor Pina tem tido contribuições fotográficas e destaques em revistas e semanários regionais, orientando mensalmente um photowalk - o ‘Loulé Street Photography' -, em parceria com o Loulé Criativo.