Créditos

WEB DESIGN LCPA Creative Agencies

WEB DEVELOP ADJ 3 Sistemas

Menu

Palácio Fialho

Jueves, Junio 20, 2013

A quinta foi comprada em 1911 pelo “capitão da indústria” conserveira do Algarve, João Júdice Fialho, para aí construir uma casa digna de receber os seus convidados vindos de Paris. O arquitecto Norte Júnior satisfez-lhe esse desejo, desenhando um grande edifício inspirado na arquitectura clássica francesa.

Concluído em 1925, o Palácio Fialho é composto por cinco pavilhões com funcionalidades próprias, que, para além da casa principal, incluem a casa das máquinas ou as habitações dos funcionários.

O gosto francês também está patente nos imponentes terraços, jardins com lagos, fontes e estátuas. O interior dispõe de grandes espaços decorados por mármores, esculturas, murais de temática alegórica e mitológica, bem como diversos elementos inovadores na organização social da casa, que até então eram desconhecidos no Algarve, como o elevador, a cozinha na cave ou o monta-cargas utilizado na copa.

Em 1960, o Palácio Fialho foi adquirido pela Diocese do Algarve, que instalou nas dependências anexas ao palácio o Colégio de Santo António do Alto, mantendo inalterada a estrutura da casa principal.

Fonte: IGESPAR