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Agrotur

A Universidade do Algarve, o NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve e a Tertúlia Algarvia promoveram, entre janeiro de 2016 e dezembro de 2017, o projeto AGROTUR.

Financiado pelo CRESC Algarve 2020, o AGROTUR teve como objetivo central promover o aumento do consumo dos produtos agroalimentares dos territórios de baixa densidade do Algarve pelo setor do turismo, em particular na hotelaria e restauração.

Para o efeito, foram promovidas diversas atividades:  ações de sensibilização nas 26 freguesias de baixa densidade, ações de capacitação; laboratórios de criatividade; encontros B2B; e sessões de divulgação do Catálogo AGROTUR. 

Há informação detalhada sobre cada uma destas atividades no website do projeto: aqui.

Agora é mais fácil encontrar os mais genuínos produtos do Algarve

O catálogo AGROTUR, implementando no âmbito do projeto com o mesmo nome, é uma plataforma online, onde é possível descobrir cerca de 70 produtores dos territórios de baixada densidade do Algarve e encomendar aproximadamente 500 produtos.

Azeite biológico e pólen, de Aljezur; a morcela e a melosa, de Monchique; e o morgado de figo, de Salir, são alguns dos produtos presentes em https://catalogoagrotur.pt/.

Oferta e procura dos produtos agroalimentares do Algarve foram alvo de estudo aprofundado

Outra das atividades realizadas no âmbito do projeto AGROTUR foi o ‘Diagnóstico da Oferta e Procura de Produtos Agroalimentares do Algarve’.

Segundo o estudo, existem, na região, 250 produtores ativos, estando a sua maioria concentrada nos concelhos de Monchique, Vila do Bispo e Castro Marim. Os licores, a apicultura e a agricultura são as subcategorias com mais produção nos 26 territórios de baixa densidade.

Outro indicador presente neste diagnóstico é o das tipologias de produtores: 44,6% são unidades familiares de pequena dimensão; 27% são unidades semiprofissionais de média dimensão e 28,4% pertencem à tipologia de unidades profissionais de grande dimensão.

Do lado da procura, o diagnóstico revela que apenas 33,7% dos produtos consumidos pelos restaurantes do Algarve são originários da região. Nos alojamentos turísticos, esse consumo é ainda menor: 32,90%. Só as lojas de produtos tradicionais é que dão privilégio aos produtos regionais face aos de outras paragens, com um consumo superior a 80%. 

O ‘Diagnóstico da Oferta e Procura de Produtos Agroalimentares do Algarve’ está disponível para consulta no website do projeto neste link: http://bit.ly/2A0uitq