ALGARVE CRAFT & FOOD
O projeto ALGARVE CRAFT & FOOD - Criar | Experimentar | Internacionalizar assenta na identificação de desafios e oportunidades, muitos deles comuns, que os sectores das Artes e Ofícios (Artesanato) e Agroalimentar enfrentam, fruto de um percurso histórico com traços semelhantes, desenvolvendo respostas e atividades concretas numa lógica dual: ao contexto da relevância da promoção e capacitação internacional na valorização económica dos traços identitários e da socioeconomia da região que aqueles sectores encerram, aliam-se as vantagens decorrentes da notoriedade internacional que esses sectores podem associar à promoção turística da região na valorização do Turismo Cultural e Criativo, numa relação virtuosa.
Objetivos
O projeto ALGARVE CRAFT & FOOD tem como objetivo estratégico estimular o desenvolvimento e a internacionalização das indústrias culturais e criativas baseadas no artesanato e produtos agroalimentares locais do Algarve, e é implementado em torno de seis objetivos operacionais:
1. Divulgar o projeto para atrair artesãos, produtores agroalimentares locais e outros players (atividade 1);
2. Aumentar as competências de internacionalização do sector das Artes e Ofícios, Agroalimentar e do turismo cultural e criativo (atividade 2);
3. Criar novos produtos de artesanato e desenvolver programas de turismo cultural e criativo baseados no artesanato e nos produtos agroalimentares locais (atividade 3);
4. Produzir conteúdos sobre o artesanato algarvio, os produtos agroalimentares locais e programas de turismo cultural e criativo (atividade 4);
5. Promover internacionalmente o artesanato, os produtos agroalimentares locais e programas de turismo cultural e criativo (atividade 5);
6. Promover uma ampla divulgação do projeto e seus resultados (atividade 6)
Atividades
Atividade 1. Ações de apresentação e disseminação do projeto;
Atividade 2. Programa de capacitação para a internacionalização de artesãos e produtores agroalimentares locais;
Atividade 3. Conceção de novos produtos de artesanato e de programas de Turismo Cultural e Criativo;
Atividade 4. Conceção de conteúdos físicos e digitais de suporte à promoção internacional do artesanato e produtos agroalimentares locais do Algarve;
Atividade 5. Preparação para a internacionalização e ações de promoção internacional;
Atividade 6. Ações de publicitação do projeto e resultados.
Ficha de Projeto (download)
Parceiros
Região de Turismo do Algarve (líder)
Tertúlia Algarvia
QRER, CRL