A história da nossa casa
Desconhece-se quando terá começado exatamente a história desta casa. Alguns investigadores apontam para o século XVII e outros para a segunda metade do século XVIII.
Registos antigos revelam que esta praça com nome de rei já se chamou “Largo das Freiras” pela proximidade com o Convento da Nossa Senhora da Assunção. Mas esta não é a única ligação com a Igreja, visto que aqui já funcionou a Casa do Cabido, lugar onde os cónegos realizavam as atividades eclesiásticas.
Composto por dois pisos, fachada assimétrica, duplo beirado e dois telhados de quatro águas, este edifício tem passado por várias transformações ao longo dos tempos.
Nos anos 80 do século XX, sofre uma remodelação profunda, durante a qual a fachada acaba por ruir acidentalmente. É também nessa década que o Engenheiro Raúl Guedes Vidal, atual proprietário, adquire o imóvel. Entre 2010 e 2013, voltou a ser alvo de obras de reabilitação e adaptação, que resultaram no que vemos hoje.
Este espaço de linhas contemporâneas tem a assinatura do Arquiteto Tierri Farias, o qual recorreu a materiais e técnicas tradicionais para manter o passado bem presente. Isso está patente na cortiça, na tijoleira de Sta. Catarina, em apontamentos que recriam elementos construtivos da Vila-Adentro ou no mobiliário compartimentado a fazer lembrar as antigas mercearias.
Da combinação do novo com o tradicional nasceram também alguns objetos decorativos idealizados por designers e concebidos por artesãos da região.
Tudo isto foi pensado para conferir um ambiente descontraído e acolhedor a esta casa, de modo a que fique com vontade de voltar muitas vezes com a sua família ou amigos, quer seja para desfrutar da comida regional e mediterrânica, quer seja para partilhar histórias e estórias do Algarve.